A Secretaria de Saúde de Votorantim iniciou a implantação do prontuário eletrônico na rede municipal de atenção primária, um avanço que promete transformar a forma como os atendimentos são realizados nas unidades básicas do município. A nova tecnologia permitirá integrar as informações dos pacientes em tempo real, garantindo mais agilidade, segurança e continuidade da assistência prestada à população.
O sistema será implantado nas nove Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O pontapé inicial foi dado na semana passada na UBS Barra Funda, escolhida para receber o projeto-piloto. Essa fase inicial servirá para avaliar o funcionamento da ferramenta, identificar eventuais ajustes e aperfeiçoar os fluxos de trabalho antes da expansão para as demais unidades.
A previsão da Secretaria de Saúde é concluir o piloto neste mês de julho e implantar o sistema em toda a rede até o fim deste ano. A tecnologia já está em funcionamento nas Unidades Estratégia Saúde da Família (UESFs).
O secretário de saúde de Votorantim, Alan Francisco Almeida, ressalta que a implantação do prontuário eletrônico representa mais um passo na modernização da saúde pública de Votorantim. “Com processos digitais, informações integradas e compartilhadas em tempo real, a expectativa é oferecer um atendimento mais eficiente, seguro e contínuo, colocando o paciente no centro da assistência e fortalecendo a qualidade dos serviços prestados na atenção primária.
Com o prontuário eletrônico, todas as etapas do atendimento nas UBSs passarão a ser registradas em um sistema integrado. Logo na chegada à unidade, o paciente terá o cadastro confirmado na recepção e sua presença registrada eletronicamente. A partir desse momento, o médico já visualizará em seu computador as informações necessárias para iniciar a consulta, tornando o atendimento mais ágil e organizado.
A principal mudança, no entanto, será a integração das informações entre as unidades de saúde. O histórico do paciente ficará disponível para os profissionais autorizados em toda a rede de atenção primária. Assim, consultas realizadas em uma unidade, exames solicitados, medicamentos prescritos e demais registros poderão ser consultados em qualquer UBS ou ESF do município.
A expectativa da Secretaria de Saúde é que o sistema também contribua para reduzir desperdícios e otimizar os recursos públicos. Com as informações compartilhadas entre as unidades, será possível evitar a duplicidade de solicitações de exames, controlar melhor a prescrição de medicamentos e ampliar a eficiência da assistência prestada.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Local: Votorantim