02 FEV 2023
Saúde realiza por mês cerca de 5 mil ações contra a dengue em Votorantim

Eliminar água parada é uma ação imprescindível para o combate ao mosquito transmissor da doença

Mais de cinco mil ações são feitas por mês em imóveis e áreas públicas de Votorantim para o combate às larvas e ao mosquito transmissor da dengue. São cerca de 4 mil bloqueios e controles de criadouros e 1.200 nebulizações desenvolvidos pelos agentes de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Votorantim.

O trabalho é feito em imóveis e áreas públicas da cidade situados em regiões com casos suspeitos ou confirmados da doença. Os agentes também orientam cada morador a proteger o seu imóvel contra a doença. “Eu peço à população que colabore para que os criadouros sejam eliminados em suas casas. Nesse momento que estamos com muita chuva e calor, é importantíssimo a eliminação de frascos, pneus, verificar vasos e evitar que haja acúmulo de água”, comenta a titular da Secretaria de Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes.

De acordo com Edson de Almeida, supervisor de combate à dengue de Votorantim, ressalta que medidas simples evitam a presença da larva do mosquito. O responsável pelo imóvel deve eliminar os pratinhos dos vasos de plantas, retirar do quintal objetos que acumulem água, limpar a calha do telhado e deixar a caixa d'água sempre tampada. “Cada um olhando o seu quintal uma vez por semana já ajuda bastante para evitar os criadouros”, comenta.

Segundo o levantamento feito em janeiro pelo Centro de Controle de Zoonoses, os profissionais da Zoonoses visitaram 601 casas e em 39 imóveis foram encontradas larvas do mosquito Aedes Aegypti. O atual índice da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) é de 6,49.

O índice possui três classificações: satisfatório (menor de 1 %), alerta (entre 1,1 % e 3, 9 %) e alto risco (a partir de 4%). A ADL é feita de forma trimestral e, além de mensurar a infestação de larvas na cidade, serve também para a Zoonoses direcionar algumas ações em áreas com mais criadouros.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica de Votorantim, neste ano foram confirmados 57 casos de dengue na cidade. Desse total, 31 foram registrados na região da UBS Itapeva, 16 na região da UBS Cristal.

Nebulização

Nesta quarta-feira (1º), os agentes de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde de Votorantim realizaram uma nebulização na Vila Pedroso. O aposentado Edvaldo Dias de Oliveira, 63 anos, teve a casa visitada e aprovou o trabalho da Secretaria de Saúde no combate ao mosquito.

Segundo Edvaldo, ele mesmo orienta os vizinhos a não deixar pratinhos em vasos de plantas. “É preciso sempre ficar atento”, conta.

Fotos: https://abrir.link/1lw72
Crédito da foto: Prefeitura de Votorantim