01 FEV 2023
Maquete eletrônica apresenta fachada do futuro Museu Histórico de Votorantim

A maquete eletrônica do novo Museu Histórico de Votorantim Ettore Marangoni apresenta a concepção final da estrutura do futuro espaço cultural da cidade. As imagens em formato 3D revelam com detalhes a fachada do prédio, situado na avenida 31 de Março, ao lado da Prefeitura e da Câmara de Votorantim.

O vídeo do projeto foi apresentado pela Secretaria de Obras e Urbanismo e Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim. Nele é possível visualizar como será a parte externa do museu.

A fachada será um destaque do futuro museu. A estrutura será concebida para ser parte da exposição, pois homenageará a arquitetura inglesa do século 19, presente no município por meio da fábrica de tecidos e das vilas operárias.

Ao lado do museu, a Secretaria de Cultura e Meio Ambiente pretende instalar uma antiga locomotiva elétrica do bonde da Votorantim Cimentos. A máquina era usada para puxar os vagões da estrada Votorantim-Sorocaba.

Esse bonde era conhecido como vagão dos operários. O trajeto era entre a fábrica Santa Helena e a estação Paula Souza, em Sorocaba.

Segundo Wesley Rebolo Duarte, chefe de formação cultural e desenvolvimento do turismo da Prefeitura de Votorantim, o objetivo é transformar o museu histórico em tecnológico. “O visitante vai poder interagir durante a visita. Será um museu interativo e imersivo”, comenta.

Wesley explica que o futuro museu manterá o aspecto histórico, em especial o acervo do artista plástico suíço Ettore Marangoni, mas com uma concepção nova. “Vamos atualizar o formato do nosso museu. Ele tem mais de 30 anos, dentro da nossa região é um dos mais organizados, mas vai ser transportado para 2023”.

Reforma

O futuro Museu Histórico de Votorantim Ettore Marangoni será instalado onde funcionava a Biblioteca Municipal Kruguer, na esquina das avenidas 31 de Março e Newton Vieira Soares. O edifício possui dois andares e uma área construída de 342,45 metros quadrados de construção.

A reforma teve início em 5 de dezembro de 2022 e tem previsão de término para 3 de junho de 2023. Com o orçamento de R$ 648.749,83, a obra será realizada através de convênio com o estado de São Paulo por intermédio da Secretaria de Turismo e Viagens, objetivando a transferência de recursos turísticos para a revitalização de prédio para a instalação em sede própria do Museu Histórico de Votorantim Ettore Marangoni.

De acordo com Mirian Zacareli, titular da Secretaria de Obras e Urbanismo e Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento, na parte térrea funcionará o salão do museu, uma sala de aula, banheiros acessíveis, elevador, três salas de aula, depósito e área administrativa. Já no piso superior funcionarão o salão para exposições, banheiro, copa e terraço panorâmico. Essas classificações terão modificações sazonais de acordo com as necessidades de eventos e exposições temporárias.

Autor: Giuliano Bonamim