31 OUT 2022
Encontro Ressignificando Vidas promove palestras sobre Violência Doméstica contra Mulheres
Evento fez parte das atividades do “Outubro Rosa”
A Violência Doméstica Contra a Mulher foi o tema do encontro Ressignificando Vidas, realizado pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (SECI), em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.
O encontro aconteceu na última quarta-feira (26), no Auditório Municipal “Francisco Beranger e contou com duas palestras sobre a tema. A primeira, proferida pela advogada Cristiane Scudeler Violino, orientou como identificar as várias formas de agressões e quais são as maneiras de denunciar os agressores.
Segundo a palestrante, as mulheres devem ficar atentas para não achar que o xingamento, o empurrão, os gritos fazem parte da rotina do casal. “Muitas pessoas acreditam que a violência é só quando existe a agressão física, quando ela também pode ser psicológica. A vítima deve denunciar, por meio de boletim de ocorrência presencial ou online, qualquer tipo de agressão”, esclarece a advogada.
O psicólogo Sérgio Leão Bálsamo abordou o tema “Mulheres Vítimas de Violência; como mudar essa realidade?”. Em sua palestra, Balsamo destacou os graves danos que são causados a quem sofre esse processo. Ele explicou que o controle sobre a vida social, o patrimônio e as relações familiares da mulher, contribui para fragilizá-la ainda mais. “Esse tipo de violência pode ocorrer de forma velada porque a física sendo visível, é mais fácil de detectar. Por isso que é necessária toda uma rede de atendimento às vítimas”, finaliza.
De acordo com a secretária de Cidadania e Geração de Renda, Sandra Pinesso Cianfarani, o objetivo, entre outros, foi desmistificar alguns conceitos e atitudes que socialmente culpam a mulher vítima de violência e, reunir representantes do poder público e da sociedade civil para debater esse tema tão importante para todos. “Alunos revelam ou acabam demonstrando a violência em suas casas. As vítimas são atendidas nas unidades de saúde do município e a cidadania faz o encaminhamento adequado dessas mulheres. Por isso convidamos profissionais ligados às três áreas e outros setores que atuam na proteção e amparo às vítimas”, completa a secretária.

Autor: Joel Robson