A Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim (Sema) realiza, nesta semana, a avaliação de fumaça preta de veículos movidos a diesel da frota da Prefeitura de Votorantim, em cumprimento à Lei Municipal 2055/09.
Durante o procedimento, é utilizada uma escala gráfica para avaliação colorimétrica de densidade de fumaça emitida pelos veículos movidos a diesel. Por meio dela, é possível conferir a coloração da fumaça que sai dos automóveis e, se necessário, providenciar as correções (escala Ringelmann).
Para uma solução mais eficaz, o foco de ações são os veículos cuja densidade Ringelmann é superior a 60%, os quais geralmente, com maior tempo de uso, vêm continuamente passando por revisões especiais por parte da equipe de mecânicos e manutenção de veículos da Prefeitura, com a troca de itens mecânicos para melhorar o índice de densidade da fumaça preta. Com esse controle, são esperadas melhorias na emissão de poluentes, gerando menos gases que colaboram com o crescimento do efeito estufa, entre outros fenômenos ocorridos no ambiente urbano.