A Secretaria de Saúde de Votorantim (Sesa), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, iniciou nesta semana a segunda Avaliação de Densidade Larvária (ADL) do Aedes aegypti de 2018. O objetivo do trabalho é traçar um mapa de infestação em cada bairro, a fim de promover um planejamento adequado das ações de combate ao mosquito.
Nesta terça e quarta-feira (04), os agentes da Zoonoses percorreram quadras da Vila Dominguinho e Rio Acima, conforme determinação da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), que dividiu a cidade em quarteirões para ser feito o levantamento larvário. Esse é o segundo mapeamento do ano, de um total de quatro que serão realizados.
Durante os trabalhos, os agentes, devidamente identificados e de crachás, solicitam entrada nas residências para fazer a coleta das possíveis larvas presentes no local, além de já retirarem os criadouros do espaço. As equipes trabalham, em média, em dois bairros por dia, caso não chova. Serão avaliados 114 quarteirões do município, totalizando 1.194 moradias.
De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, o mosquito está presente na cidade e por isso as pessoas devem se empenhar cada vez mais em eliminar os criadouros. O índice da última Avaliação de Densidade Larvária (ADL), realizado em janeiro, teve resultado de 3,1. O Ministério da Saúde preconiza que, se a ADL estiver entre 1 e 3,9, isso já coloca o município em situação de alerta e, superior a 4,0, com risco de epidemia.
Vale ressaltar que a ADL complementa as ações que já são desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde, como a visita de porta em porta e o trabalho de pesquisa de pontos estratégicos, com a pulverização de inseticida quando necessário.
O combate
O Centro de Controle de Zoonozes conta com os agentes de controle de endemias que realizam, permanentemente, as ações de combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.
Os agentes percorrem diariamente as residências atrás de possíveis criadouros, onde possa ser encontrada água parada em baldes, pneus, panelas, garrafas, copos plásticos, entre outros.
Além disso, acontecem semanalmente as ações de visitas aos cerca de 40 Pontos Estratégicos (PE), que são as borracharias, oficinas mecânicas, funilarias, galpões de materiais recicláveis, bem como nos 86 Imóveis Especiais (IE) localizados na cidade, que são espaços com grande circulação de pessoas, a exemplo do terminal de ônibus, unidades de saúde e supermercados.
A Secretaria da Saúde orienta que, ao apresentar os sintomas da doença, como febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores no corpo, a pessoa deve procurar de imediato pela Unidade de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.