Remessa de mais 10 mil doses da vacina já foi enviada pelo Estado para reforço na ação que começou na cidade no último dia 12 e avançará de acordo com os critérios epidemiológicos
A Secretaria da Saúde de Votorantim já tem à disposição mais 10 mil doses da vacina contra a febre amarela, reforçando as ações de intensificação de imunização desencadeadas na cidade desde o último dia 12, após a confirmação de febre amarela silvestre em um dos macacos encontrados mortos no Parque do Matão. A cidade não registra caso de febre amarela em humanos.
O envio desta remessa, que já faz parte das doses previstas para reforçar a vacinação no município, foi anunciado durante reunião realizada na tarde desta quarta-feira (24), no Paço, por representantes do Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo (GVE).
De acordo com o GVE, todas as doses para a cidade não são enviadas em uma única remessa, até mesmo por obedecer a questões de logística e de conservação das mesmas. O fluxo de reforço segue com liberações graduais, atendendo o município para que se garanta, neste primeiro momento, que a imunização seja feita a partir do foco de circulação do vírus, ou seja, com prioridade para moradores das regiões do entorno do parque do Matão.
Ampliação para as escolas
Nesse sentido, a Secretaria Municipal da Saúde informa que a aplicação das vacinas, além dos postos fixos (UBSs do Parque Bela Vista e do Jardim Clarice) e da ação casa a casa, ganha agora as escolas e creches que se encontram geograficamente na região, sejam públicas ou particulares.
Até esta quinta-feira (25) já foram imunizados alunos, professores e funcionários das escolas do Sesi, Colégio Bela Alvorada, da Escola Municipal “Antônio Marciano”. Nesta sexta-feira será a vez do colégio Antenor Tomazi, totalizando cerca de 1.900 doses nesses quatro pontos.Para a semana que vem outras unidades serão incluídas na ação, inclusive creches e deverão ser anunciadas em breve.
Conscientização
A Secretaria da Saúde solicita a colaboração de todos no combate contínuo ao mosquito Aedes aegipty, transmissor da dengue, zika, chikungunya e até de febre amarela, verificando diariamente as suas residências visando eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Ressalta, ainda, para a conscientização da população para que aqueles que estejam mais vulneráveis, isto é, que residem ou tem atividades estudantis ou de trabalho nas áreas de risco sejam prioritariamente vacinados.
Confira a vacinação desta semana na cidade
- Aplicação casa a casa, de 300 doses diárias, nas residências do entorno do Parque do Matão
- UBSs do Parque Bela Vista e do Jardim Clarice, com distribuição de 250 senhas em casa uma delas, diariamente, a partir das 7h.
- Quarta-feira (24) – Aplicação em alunos, professores e funcionários do Colégio Bela Alvorada
-Quinta-feira (25) – Aplicação em alunos, professores e funcionários da Escola Municipal “Antônio Marciano”
- Sexta-feira (26) – Aplicação em alunos, professores e funcionários do Colégio Antenor Tomazi