A vacinação é aplicada nesta quarta (24) para alunos, professores e funcionários de escola no Pq. Bela Vista; amanhã será na Escola Municipal “Antônio Marciano”
Agentes da Secretaria da Saúde de Votorantim (Sesa) realizaram na manhã desta quarta-feira (24) a vacinação para alunos, professores e funcionários do colégio Bela Alvorada, no Parque Bela Vista. A medida faz parte das ações adotadas na área considerada de risco que fica no entorno do Parque do Matão.
Nesta quinta (25) a vacinação será destinada aos alunos, professores e funcionários da Escola Municipal “Antônio Marciano”, onde a direção já está mantendo contato com os estudantes e, na sexta-feira (26), a mesma medida ocorrerá no colégio Antenor Tomazi, também particular e localizado na região do parque. De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde, nesses três pontos serão aplicadas cerca de 1.400 doses.
Durante a vacinação no colégio Bela Alvorada, a ação mobilizou os pais já que logo pela manhã levaram os filhos até a unidade escolar. Márcio Fernandez, por exemplo, levou seu filho João Pedro, de 7 anos. “Já estávamos preocupados com o retorno às aulas, pois a escola fica bem próxima ao parque, mas agora estamos mais tranquilizados”, conta.
Funcionária da unidade, a auxiliar de educação Marcela Vasaki Striogli conta que trabalha há um ano na escola. “Todos aqui na escola estando protegidos com a vacina ficamos mais tranquilos, mas mesmo assim todos devem combater os criadouros do mosquito”, explica. O professor Valderli Vaz Aleixo e o filho Felipe, que também estuda na unidade, foram logo pela manhã. A vacinação no colégio aconteceu das 8h às 11h.
O Departamento de Vigilância também já manteve contato com a Escola Estadual “Prof. Daniel Verano” e programa para a próxima semana, em data a ser definida, a aplicação de cerca de 1.500 doses para os alunos, professores e funcionários.
A vacinação contra a febre amarela na cidade continua, conforme orientação da Secretaria de Estado da Saúde, com prioridade para quem for viajar para as áreas de risco e para moradores do entorno do Parque do Matão. As doses são aplicadas nas Unidades Básicas de Saúde do Parque Bela Vista e do Jardim Clarice, onde diariamente estão sendo distribuídas senhas, a partir das 7 horas, para 250 doses em cada unidade, além de 300 doses diárias aplicadas de casa em casa.