Os agentes de endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria da Saúde de Votorantim (Sesa) percorreram, nesta quarta-feira (08), os bairros da Chave e Barra Funda, além da Vila Irineu para fazer a visita nas casas e orientar sobre a eliminação dos possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A equipe visitou as casas do bairro a procura dos focos do mosquito e na oportunidade passou informações aos moradores. A visita tem como objetivo vistoriar os quintais para eliminar os focos. Além das casas, os agentes entram nos terrenos a procura de criadouros.
Uma das residências visitadas foi a do aposentado Amauri Manoel, 66 anos, que reside no Bairro da Chave. Ele a esposa ouviram atentamente as explicações da agente de endemias. “É muito importante que eles venham em nossas e casas, assim passamos a nos atentar cada vez mais, aqui estamos em ordem e nos preocupamos com essa situação, é preciso que todos façam sua parte”, disse.
Risco de epidemia
De acordo com a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada no mês de janeiro pela equipe do Centro de Controle de Zoonozes em todos os bairros da cidade, por amostragem, o índice larvário ficou em 5,6, considerado pelo Ministério da Saúde risco de epidemia.
Neste ano o município não registrou caso de dengue. Em 2013 foram 263 casos; em 2014, 28; em 2015, 2.865 e em 2016, 43. Até o momento não houve na cidade registro de Chikungunya e Zika.
O Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) conta com os agentes de controle de endemias que realizam, permanentemente, as ações de combate aos criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.