Votorantim foi contemplada com um repasse do governo Estadual de R$ 138.342,50 para o programa Vivaleite, que resulta em 6.165 litros do alimento destinados mensalmente às crianças. A verba foi anunciada na tarde desta quinta-feira (09), no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral, pelo secretário estadual de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro.
O programa é uma parceria entre a Prefeitura de Votorantim, por meio das secretarias de Cidadania e Geração de Renda (Seci) e Saúde (Sesa), com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Tem direito a participar do programa as crianças cuja família tem renda mensal de até ¼ de salário mínimo per capta. Cada uma recebe 15 litros de leite por mês enriquecido com ferro e vitaminas A e D. O repasse é feito de acordo com as ações definidas no Plano Municipal de Assistência Social.
De acordo a Secretaria de Cidadania e Geração de Renda, o leite é repassado às crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses e é distribuído nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O foco é combater a desnutrição. Se o pediatra da UBS indica que a criança precisa do alimento, ele é fornecido.
A assistente social e gestora deste programa em Votorantim, Marcela Garcia, explica que as crianças beneficiadas são acompanhadas mensalmente na unidade de saúde onde fazem o controle do peso e altura.