Crianças e adultos podem desenvolver esta doença ao entrar em contato com a água ou lama contaminada
Após forte chuva que causou alagamentos em Votorantim nesta terça-feira (31), a Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), alerta a população para os riscos de ser infectado pela leptospirose. Ao entrar em contato com a enchente, crianças e adultos podem desenvolver a doença, principalmente se estiverem com cortes ou arranhaduras na pele ou mucosas. Quem teve contato com a água ou lama contaminada deve procurar uma unidade de pronto atendimento.
Para manusear objetos que tiveram contato com a enchente, é necessário vestir luvas e botas ou, então, improvisar com sacos plásticos. Alimentos e medicamentos devem ser descartados se forem atingidos pela água. Vale ressaltar que a lama também armazena a leptospira, bactéria causadora da doença grave, por isso, todo cuidado é pouco.
A leptospirose é eliminada pela urina dos ratos. Em dias chuvosos como esta terça-feira, em que houvealagamentos, a enchente entra nas tocas desses animais e contamina a água que invade as residências.
Sintomas
Em pessoas de todas as idades, o período de incubação da leptospirose varia de 7 a 12 dias, e manifesta alguns sintomas, como: dor de cabeça, calafrios, febre alta, fraqueza, dores musculares, principalmente na barriga, vômitos, alteração do volume urinário, hemorragias na pele e mucosas.
Prevenção
Em situações de enchentes, os animais peçonhentos como serpentes, aranhas e escorpiões ficam desabrigados e procuram locais secos, podendo invadir residências e causar acidentes. Portanto, observe com cuidado as roupas, calçados e objetos, pois podem ter algum desses bichos escondidos. Em caso de picada, deve-se procurar imediatamente um médico.
Outros animais, como porcos, cães e vacas também podem eliminar e leptospira pela urina, contaminando o meio ambiente.