Preparar os profissionais de saúde para o enfrentamento de uma possível epidemia de doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti é o objetivo da capacitação pela qual passaram médicos e enfermeiros de Votorantim, nesta terça e quarta-feira, dias 23 e 24, no período da manhã.
Dentre outras coisas, os profissionais que atendem nas unidades básicas foram orientados sobre como diferenciar dengue, zika vírus e chikungunya, todos transmitidos pelo Aedes aegypti. A capacitação continua na tarde da próxima segunda-feira (29), na sede da Apevo (Associação dos Aposentados e Pensionistas de Votorantim). Em 1º de fevereiro já haviam sido instruídos os médicos e enfermeiros do Pronto Atendimento.
O trabalho de combate e prevenção ao mosquito transmissor das doenças é permanente na cidade. Prova disso é que a prefeitura, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Serviços Públicos, realizou um mutirão de limpeza de áreas públicas no sábado (20).
Na oportunidade, 78 caminhões de entulhos e mais 48 sacos de 120 litros cada foram retirados dos terrenos. No entanto, no início da semana parte das áreas visitadas já estava repleta de materiais inservíveis novamente. Por isso, a prefeitura pede para que a população colabore e mantenha os locais limpos. Assim, o surgimento de focos do Aedes é evitado.