Alunos de 4 a 11 anos das escolas de educação infantil e fundamental de Votorantim participarão de um ciclo de palestras cujo tema é o meio ambiente. A ação, uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, começa em 2 de março e segue até maio, sempre às segundas e quartas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.
Neste ano, os focos das palestras serão a biodiversidade (fauna e flora), a mata ciliar, além da dengue, zika vírus e chicungunya, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. O objetivo é informar e conscientizar os jovens sobre a variedade de formas de vida e suas espécies, entre plantas, aves, mamíferos, insetos, fungos e microrganismos, principalmente os que habitam a bacia do Rio de Sorocaba.
Durante o evento, os estudantes são orientados a cuidar dos espaços públicos, cuidar bem dos animais, não possuir animais silvestres e denunciar quem os mantenha de maneira ilegal, não comprar espécies de plantas nativas retiradas da natureza, denunciar em caso de corte da vegetação e plantar árvores nativas.
Além disso, são orientados sobre as prevenções de doenças associadas a determinados animais, principalmente ao mosquito Aedes aegypti, seu desenvolvimento, os sintomas de cada doença transmitida por ele e a prevenção para acabar de uma vez com o problema.
Em 2015, o ciclo de palestras focou nos recursos hídricos e nos resíduos sólidos, com a finalidade de informar e conscientizar as crianças sobre a importância da manutenção da qualidade e disponibilidade da água, do descarte consciente do lixo e da conservação das áreas verdes para a sobrevivência das plantas e dosanimais.
NO NOVO MUNDO
Na sexta-feira (19), a convite do Centro Comunitário Padre Luiz Scrosoppi, localizado no bairro Novo Mundo, a Secretaria de Meio Ambiente de Votorantim ministrou uma palestra para 38 jovens nos períodos da manhã e da tarde. Na ocasião, os temas – biodiversidade, mata ciliar e doenças transmitidas pelo Aedes aegypti - foram apresentados com linguagens acessíveis e com o auxílio de mídias visuais. Com isso, o interesse dos jovens ficou bastante evidente nasperguntas, respostas e comentários que fizeram ao longo do evento.