O projeto “Parece lixo mas não é”, realizado desde o início do ano pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Sueli Gazolli Campos, reuniu nesta quinta (29) pais e alunos que para apresentarem objetos e brinquedos feitos por eles com materiais reciclados. Ao todo, colaboraram com a ação 240 crianças, com auxílio de professores e coordenação da escola, além do apoio da Secretaria de Educação (Seed) de Votorantim.
Desde o início do ano os professores trabalham com os estudantes sobre a reciclagem de materiais, coleta seletiva, reutilização do óleo de cozinha, diferenciação das cores dos lixos, entre outros assuntos. E, nesta quinta-feira, os pais e alunos levaram e apresentaram os materiais e brinquedos feitos por eles por materiais recicláveis. Além disso, houve uma palestra do Instituto de Educação Sócio Ambiental (Iesa), que é parceiro da ação e é uma fábrica que utiliza o óleo de cozinha para produção de sabão, reutilizando-o.
De acordo com a coordenadora da Cmei, Isabel Cristina Balbo, as crianças ainda irão visitar a fábrica da Iesa para aprender sobre reutilização e cada família ganhará um sabão de brinde. O vigilante Dirceu Soares, que estava no evento com seu filho de 3 anos, destacou a importância de aprender sobre a preservação do meio ambiente desde pequeno. “Em casa a gente faz a separação do lixo, dos materiais recicláveis e orgânicos”, complementou.