A Secretaria de Saúde de Votorantim informa que agentes de combate à dengue do Centro de Controle de Zoonoses estarão no cemitério Municipal “São João Batista”, no domingo (01) e na segunda-feira (02), dia de finados, para orientar os visitantes. A proposta é fazer com que os munícipes evitem deixar sobre os túmulos objetos que acumulem água.
A expectativa da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) responsável pela administração do cemitério municipal “São João Batista” é que milhares de pessoas passem pelo local até segunda (02).
Aos visitantes, os agentes vão orientar para que não deixem flores nos túmulos com as devidas embalagens. A intenção é para que os plásticos sejam entregues aos agentes que ficarão na portaria. Já nos dias seguintes os agentes retornarão ao local para vistoriar os túmulos e fazer a retirada de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Nas últimas semanas a Zoonoses vem realizando o trabalho de coleta de material para avaliação do índice larvário em vários bairros da cidade. O fato dos agentes terem encontrado grande quantidade de larvas do mosquito, faz com que o trabalho de combate aos criadouros seja intensificado principalmente nesse período de forte calor.
Desde o início do ano foram registrado 2.355 casos de dengue, sendo o último caso ocorrido no final do mês de setembro. A Secretaria de Saúde orienta para que toda a população da cidade se mantenha em alerta contra os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegipty.
A secretária de Saúde, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, salienta que o trabalho preventivo não é reduzido em nenhuma época do ano na cidade. “Vamos aproveitar o grande movimento de pessoas para orientá-los e que possam ajudar também a combater os possíveis criadouros em suas casas”, disse.
Tanto no sábado quando no domingo o Cemitério Municipal estará aberto das 6h às 18h. Mais informações na administração do cemitério 3243-1758.