Por meio do programa O Mariachi, o Nossa Música no Brasil, Conselho Nacional para a Cultura e as Artes do México, e o consulado do México promovem este ano uma série de ações no país para propagar cultura Mariachi – som típico do vizinho latino e símbolo reconhecido internacionalmente. E no domingo, às 12h, se apresentam no Auditório Municipal “Francisco Beranger”, em Votorantim.
Uma equipe de 18 músicos mexicanos, do grupo Mariachi Juvenil Tecalitlán, convidou 60 integrantes do Projeto Guri para realizar oficinais práticas, que culminarão num concerto gratuito no Auditório Municipal, no dia 13 de setembro, às 12h. A apresentação, inédita, reunirá os músicos brasileiros e os mariachis, com um repertório especial da cultura mexicana.
Considerado um dos melhores grupos intérpretes da música mexicana no mundo, o Mariachi Juvenil Tecalitlán conta com quatro discos gravados e já tocaram com diversos artistas internacionais, em diferentes países. A experiência inédita com os integrantes do Guri será bastante rica do ponto de vista artístico e pedagógico – foco de todas as apresentações que envolvem o programa de educação musical mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.
Sobre O Mariachi – O projeto O Mariachi, Nossa Música No Brasil tem como objetivo difundir um dos maiores símbolos da cultura mexicana por todos os cantos do Brasil: o gênero musical Mariachi. Geralmente, as agrupações do mariachi contam com 4 ou mais músicos, munidos de violinos, violão, vihuela, guitarrón, trompetes e harpa. Em seu repertório estão canções de diferentes regiões do México, que falam principalmente do amor à terra. Ao redor do mundo, o mariachi é um símbolo reconhecido do México. Para os mexicanos, é o acompanhamento musical nos momentos mais importantes da vida: forma um componente vital do noivado e os eventos familiares, bem como casamentos, aniversários, batizados e funerais. Este é o som emblemático do país, que chega até os corações dos seus ouvintes, evocando a história e as tradições do México, o Mariachi Juvenil Tecalitlán surgiu da ideia de difusão desta cultura, em 1985, e hoje é considerado um dos melhores grupos intérpretes da música mexicana no mundo. Com quatro discos gravados, eles já tocaram com diversos artistas internacionais, em diferentes países.
Sobre o Projeto Guri
Mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, o Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro e oferece, nos períodos de contraturno escolar, cursos de iniciação musical, luteria, canto coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopros, teclado e percussão, para crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos. Aproximadamente 47 mil alunos são atendidos, por ano, em mais de 410 polos de ensino, distribuídos por todo o estado de São Paulo. Os cerca de 370 polos localizados no interior e litoral, incluindo os polos da Fundação CASA, são administrados pela Amigos do Guri, enquanto o controle dos polos da capital paulista fica por conta de outra organização social. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria que regulamenta parcerias entre o governo e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural. Desde seu início, em 1995, o Projeto já atendeu cerca de 600 mil jovens na Grande São Paulo, interior e litoral.