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AGO
21
21 AGO 2015
Alunos da rede municipal de ensino conhecem as espécies nativas no Parque do Matão
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Os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Votorantim retomaram neste semestre com o projeto de visita monitorada ao Parque do Matão “Jonas Domingues”. Até o mês de novembro, 46 turmas de várias unidades passarão pelo parque. As visitas ocorrem nos períodos da manhã e tarde, todas as segundas e quartas-feiras. E a partir do mês de setembro, elas acontecerão de segunda a quinta-feira.

A ação de Educação Ambiental é desenvolvida pela Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) em parceria com a Secretaria de Educação (Seed) e tem como proposta mostrar a importância de uma área com espécies de árvores nativas numa região próxima ao centro da cidade. Os animais e plantas que vivem no Parque do Matão, entre outras curiosidades, também despertam a atenção dos alunos.

Na tarde desta quarta-feira (19), participaram do projeto os alunos de uma classe da escola Izabel Ferreira Coelho, no Rio Acima. No parque as crianças participam de várias atividades voltadas à educação ambiental. A proposta é fazer com que os alunos se sensibilizem com a preservação do meio ambiente e explorem todo o espaço percorrendo as trilhas, além de avistar os animais que vivem em liberdade na área, como diversas espécies de aves, além dos macacos bugios.

Quando chegam ao parque, a turma é recepcionada pelos técnicos em Educação Ambiental da Sema. Num primeiro momento os alunos recebem orientações, quando é explicado que diversas espécies de animais vivem em liberdade no local e não podem ser perturbadas, bem como a importância de uma área preservada para toda a comunidade em seu entorno.

Em seguida os alunos participam de um experimento conhecido como “erosão hídrica”, que explica a importância da preservação da mata ciliar no entorno dos rios, nascentes e lagoas, tanto para a manutenção da qualidade das águas, quanto para a manutenção da biodiversidade. Outra prática é a “teia da vida”, quando os alunos interagem por meio da distribuição de linhas de barbante interconectadas e percebem a importância de cada espécie e ou de elementos naturais para a continuidade das relações ecológicas.

O secretário de Meio Ambiente destaca a importância do projeto. “Com isso muitos alunos conhecem o parque pela primeira vez e depois retornam com a família”, comenta.

O momento mais esperado pelas crianças é o passeio pelas trilhas, onde os educadores ambientais mostram algumas espécies importantes de árvores nativas e frutíferas e sua função no meio ambiente. As crianças aproveitam ainda a oportunidade para observar as aves e pequenos seres no chão da floresta com o auxílio de lupas.

Mas a grande expectativa de percorrer a trilha é avistar as famílias de bugios e quando avistada os alunos demonstram toda a alegria e empolgação. Roberta Carolina Queiroz Moreira, 8 anos, disse que já tinha visto os macacos e estava na expectativa de novo. “Quero que todas as minhas amigas vejam eles, pois é muito bacana” conta. Para o professor Rogério França a visita acaba sendo a parte prática daquilo que as crianças estão aprendendo em sala de aula, comenta. Ele disse ainda que o projeto é muito interessante e isso aumenta o rendimento das crianças na escola.

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