Com o objetivo de propor medidas para o aperfeiçoamento de atendimento da saúde pública, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde (Sesa), realizará a 4ª Conferência Municipal de Saúde neste sábado (22), com início às 8h, no Sesi da cidade, localizado na avenida Cláudio Pinto do Nascimento, 140. Com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, serão votadas as propostas aprovadas nas quatro pré-conferências que foram realizadas anteriormente e, as acatadas na conferência, serão incluídas no Plano Municipal de Saúde.
Nas pré-conferências – que ocorreram em maio, divididas nas regiões norte, sul, leste, oeste do município – foram eleitos representantes dos funcionários, dos prestadores de serviços, dos munícipes e conselheiros locais para que participassem da 4ª Conferência Municipal. No total, são 72 “delegados” escolhidos que terão o direito a votar as propostas elencadas durante as pré conferências. O evento, entretanto, é aberto ao público.
A secretária de Saúde explica que o Plano Municipal de Saúde em vigência – 2014/2017, será atualizado com as propostas aprovadas na Conferência. “Algumas propostas elaboradas nas pré-conferências, inclusive, foram encaminhadas para aprovação nas Conferências Regional e Estadual de saúde”, destaca.
Os eixos a serem discutidos são: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.
Além disso, dentro das pré-conferências, foram escolhidos representantes para participarem da Conferência Regional de Saúde, ocorrida em Sorocaba no início de julho. Durante essa Conferência, dois representantes de Votorantim foram eleitos para a etapa Estadual. E, agora, um representante dos usuários de saúde do município vai representar a região na Conferência Nacional de saúde, que acontecerá em dezembro, em Brasília. “É um orgulho para nós votorantinenses estarmos representados para propor propostas e participar da elaboração do Plano Nacional de Saúde. Sinal que a nossa população está interessada em participar da construção de um SUS melhor para todos.”, finaliza a secretária.