O Grupo de Teatro “Coletivo Negro” apresenta o espetáculo “Em Movimento nº 1: o silêncio de depois” no qual quatro personagens dividem com o público a experiência de uma desocupação violenta para a construção de uma linha férrea e, então, encontram-se no lugar onde moravam. Esse é o tema da encenação que será apresentada no sábado (25), às 20 hs, no Auditório Municipal “Francisco Beranger”, localizado na avenida Vereador Newton Vieira Soares, 271. A entrada é gratuita e a classificação é de 14 anos. Antes, porém, às 15 hs, o grupo promove uma oficina teatral no Aquário Cultura, na avenida Moacir Oséias Guitti, 41.
Os eventos fazem parte da Agenda Cultural de julho de Votorantim, organizada pela Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur). A peça está em circulação por diversas cidades do Estado de São Paulo pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (Proac).
Formado por artistas negros oriundos da Escola Livre de Teatro de Santo André e da Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo (USP), o coletivo realizou vários workshops no espaço de ensaio Tendal da Lapa sobre os temas ligados à cultura negra. Em 2011 a Cia. foi indicada ao prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro (CPT) nas categorias grupo revelação e melhor elenco.
A inspiração surgiu da necessidade de aprofundar as relações entre as narrativas pessoais e o modo como representam e refletem a história. O trabalho baseou-se nas fotografias de família, cartas, poemas, receitas de vó, simpatias, estudos sobre o teatro experimental do negro, leituras de autores africanos como Luis Bernardo Honwana e Mia Couto e viagens às comunidades quilombolas, além de estudos teóricos acerca do racismo e suas implicações sociais após a diáspora África-Brasil.
A montagem em disposição espacial circular coloca todos os participantes no mesmo plano, o que remete às antigas tradições africanas dos contadores de histórias (griô) e traz com a música, ao vivo, sonoridades antigas e modernas, que fazem o cruzamento entre o passado narrado e o presente da cena. Em 2011, o coletivo foi selecionado pelo crítico e pesquisador de teatro, Sebastião Milaré, para participar do documentário Teatro e Circunstância, produzido pela TV Sesc.
Serviço 1
Oficina Teatral “Coletivo Negro”
Dia – 25 de julho – 15 hs
Local – Aquário Cultura “Claudir Calixto Mainardi”
Endereço – avenida Moacir Oseias Guitte, 51
Serviço 2
Espetáculo - “Em Movimento nº 1: o silêncio de depois” - Cia . Coletivo Negro
Dia – 25 de julho – 20 hs.
Local - Auditório Municipal -”Francisco Beranger”
Endereço - avenida Vereador Newton Vieira Soares, 271.
Entrada Franca