O prefeito de Votorantim esteve nesta segunda-feira (15) no ato de sanção do Projeto de Lei pelo governador Geraldo Alckmin que criou a Agência Metropolitana de Sorocaba. A assinatura ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, na capital. O órgão instituído por meio do PL aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, durante a presidência interina da Deputada Estadual Maria Lúcia Amary, será responsável por colocar em prática as ações conjuntas pelos municípios.
Criada em maio de 2014, a Região Metropolitana de Sorocaba abrange 26 municípios que, juntos, têm uma população estimada em 1,8 milhão de pessoas. Considerada a maior produtora agrícola das cinco regiões metropolitanas, o Produto Interno Bruto é de R$ 46, 7 bilhões, correspondendo a 3, 46% do PIB paulista.
O governador Geraldo Alckmin destacou que a Região Metropolitana de Sorocaba é a que mais cresce no estado e no país. “Uma região completa com indústrias, agricultura de ponta e serviços de qualidade. A Agência Metropolitana é o órgão executivo que vai garantir melhores planejamento e ações e elaborar os projetos”, afirmou.
O chefe do Executivo de Votorantim ressaltou a importância da RMS para as cidades. “Nosso município é um importante eixo de ligação entre os demais. Ocupamos uma posição estratégica e, com toda a certeza, vamos ser beneficiados por fazermos parte dessa região”, reiterou.
O presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana e prefeito de Sorocaba, Antônio Carlos Pannunzio, lembrou que a RMS com seus 26 municípios ganha mais força para resolução dos problemas comuns. A Agência será normatizada e o Fundo Metropolitanos instituído através de decretos do Governador Geraldo Alckmin.