O espetáculo de rua Relampião, que foi realizado pela Cia do Miolo e Cia Pauliceia, no Terminal de Ônibus João Souto, em Votorantim, na manhã da sexta-feira (13), chamou atenção das pessoas que estavam passando pelo local e fez com que dessem, pelo menos, uma conferida na peça. Muitas, inclusive, pararam para assisti-la, mesmo com a correria do dia a dia. A apresentação teve o apoio da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer (Sectur).
Na história, os artistas resgatam a história do Lampião, o mito do cangaço, para aproximá-la das questões cotidianas, como, por exemplo, no que há em comum entre a luta do cangaço e as batalhas pela vida na contemporaneidade. Desse modo, a peça mostra que, em uma caatinga de concreto, existem múltiplos Lampiões e Marias Bonitas, revelados na dramaturgia deste espetáculo.
Durante a apresentação, que durou 1h, vários transeuntes pararam para assistir à peça, já que a caracterização, as caixas de som e a percussão chamavam a atenção. De acordo com o diretor da obra, Alexandre Kavanji, o Relampião existe desde 2012 e já se apresentou mais de 100 vezes. “Toda a produção e treinamento para que o projeto desse o pontapé levou em torno de 4 meses”, contou. Alexandre disse que o grupo veio a Votorantim em um micro-ônibus, trazendo 13 pessoas, entre atores, técnico de áudio e músicos.
O pedreiro Francisco de Assis Farias, por exemplo, estava de passagem pelo terminal e parou para ver, desde o começo, o teatro. “Muito boa a peça, conta a realidade da vida. Mostram que a gente sonha, espera nossas promessas. Ótima iniciativa”, disse Francisco, que também revelou ser um apreciador de arte. Outra pessoa que estava transitando pelo local era o festeiro Lucas da Silva Brito. De acordo com ele, “o teatro de rua distrai dos problemas do cotidiano e, além de tudo, a peça conta a realidade de uma forma cômica”. Tem a mesma opinião a funcionária pública aposentada Margarina Quirino, que reside em Itu. “Estava de passagem e parei para ver. É lindo demais. As mensagens são muito verdadeiras”, opinou.
O espetáculo de rua Relampião já participou de importantes mostras e festivais nacionais e internacionais, como o Circuito SESC de Artes, Circuito SESC de Teatro de Rua, Circuito Cultural Paulista, 15º Festival de Teatro Havana /Cuba, Festival Ibero Americano (Memorial da América Latina), Festival Nacional de Teatro Cidade de Vitória, entre outros. O foco é ocupar o espaço público artisticamente, ressignificando seus espaços de fluxo cotidiano e colocando o cidadão em relação ativa com a obra teatral.