O aumento dos casos de dengue em toda região e a importância de mobilizar a população para combater o mosquito transmissor também tem motivado ações educativas e de cidadania nas escolas de Votorantim. “Quando recebem orientações, as crianças engajam-se rapidamente e começam a multiplicar as informações com as famílias e os vizinhos, então escolhemos estimular essa conscientização com toda nossa comunidade escolar”, explicou a coordenadora pedagógica da Escola Municipal “Aurora Fontes”, na Vila Nova Votorantim.
O projeto teve como principal foco a redução da infestação do mosquito Aedes aegypti não apenas nos bairros próximos à escola, mas em toda cidade. Para isso, os trabalhos desenvolvidos tiveram um reconhecimento do mosquito com informações sobre o comportamento específico deste inseto, sua forma de procriação, as recomendações de prevenção e combate. Em sala de aula, como tema transversal em Educação Ambiental, os professores utilizaram recursos como música, artes, expressão corporal, produção e exposição de trabalhos para abordar o tema central do projeto e envolver as crianças.
A proposta é que todas essas atividades não fiquem restritas ao ambiente escolar, todas as crianças foram estimuladas a atuar como propagadoras de informações e fiscalizadoras da prevenção. “Já temos recebido retorno dos pais sobre o engajamento das crianças, nos dando a certeza de que o projeto está cumprindo o seu objetivo e colaborando com a luta de toda cidade para combater o mosquito”, comentou a coordenadora.