Diariamente dezenas de pessoas procuram o Procon (Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão ligado a Secretaria de Negócios Jurídicos da Prefeitura de Votorantim. O órgão é de suma importância para o município na defesa do consumidor e funciona como auxiliar do poder judiciário nas relações de consumo, além de auxiliar a Secretaria da Fazenda no desbloqueio da senha da Nota Fiscal Paulista, facilitando o acesso para os consumidores a esse serviço.
Com base no Código de Defesa do Consumidor em 2009 o Procon atendeu 6.974 pessoas, dessas 90% tiveram suas reclamações resolvidas e os outros 10% foram encaminhadas para o juizado especial (pequenas causas). Já neste ano de janeiro para cá foram atendidas 976 pessoas, fora as audiências e atendimentos por telefone. Os assuntos mais reclamados foram na área de produtos e que na sua maioria estão relacionados a aparelhos eletrônicos como celular, área financeira com destaque a contratos de financiamento. Outros assuntos ainda reclamados foram com alterações de planos de saúde, alimentos, habitação, locação de imóveis, loteamento e condomínios. O Procon ainda registrou reclamações de mercadorias com defeito, produtos não entregues, publicidade enganosa e garantia do produto.
O Procon atende de segunda a sexta, das 09 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas e está localizado à rua Eduardo Prado, 138, no Centro.
Mais informações pelos telefones 3243-4201 e 3243-1628, ou pelo endereço eletrônico e-mail: proconvotorantim@hotmail.com