Os agentes de combate à dengue do Centro de Controle de Zoonozes da Prefeitura de Votorantim, divididos em várias frentes estiveram desenvolvendo várias ações em bairros da cidade nesta terça-feira. Na parte da manhã, uma equipe esteve no bairro da Capoavinha, onde foram retirados de uma borracharia, mais de 100 pneus e visitadas várias residências que na oportunidade receberam capas para cobertura das caixas d´água.
Também nesta terça-feira, o Jardim Serrano recebeu a visita dos agentes que realizaram a operação bloqueio. Nessas visitas os moradores recebem informações de como evitar a procriação de larvas do mosquito Aedes Aegypti. Além de receber um folheto explicativo, o proprietário é orientado a retirar todo o material que possa acumular água, como tampas de garrafas, pratos de vasos de plantas, entre outros materiais inservíveis.
Já no Parque Bela Vista, uma equipe concluiu a aplicação de inseticida. Esse tipo de trabalho deve continuar nesta quarta-feira (03), no Jardim Serrano, que na oportunidade receberá também os agentes para a visita nas casas para o serviço de bloqueio.
A Secretaria de Saúde orienta a população para que se mantenha atenta, uma vez que o criadouro do mosquito muitas vezes está dentro da própria residência. Quanto aos reservatórios de água, é importante que estejam sempre bem fechados para que não se tornem possíveis criadouros do mosquito.
O município apresenta quatro casos da doença sendo dois autóctones e dois importados. O Departamento Municipal de Saúde Coletiva informa que há 15 notificações no aguardo de resultados. Para tanto, em todos os bairros onde há suspeita, os agentes já realizaram o trabalho de visitas nas casas, aplicação de inseticidas, colocação de capas nas caixas d´água e arrastão.