13 NOV 2009
Atividade física melhora a saúde e alivia o stress

Com o objetivo de melhorar a postura, a parte respiratria, o equilbrio e o controle de stress, entre outros benefcios, duas vezes na semana um grupo de mulheres se encontram para a prtica da atividade fsica realizada gratuitamente pela Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, no centro esportivo Cermag, no Rio Acima, em Votorantim. Elas so donas de casa e encontram na atividade fsica uma maneira de aliviar o stress do dia-a-dia, uma das participantes Aparecida Moiss de Oliveira de 55 anos.

Participo h dois anos, minha sade agora outra, no dormia a noite, era muito agitada. Depois que comecei a freqentar as aulas minha vida mudou, revela. Ela explica ainda o quanto s aulas de yoga tambm melhorou sua sade. Hoje tenho mais disposio para arrumar a casa e cuidar da famlia. A atividade fsica rejuvenesce, melhorou at minha pele. Estou at me sentindo mais jovem, finaliza.

Outra aluna Maria Ap. Valeni, de 59 anos, participante h dez anos. Comeou com aulas de ginstica, depois passou para o tai-chi-chuan e atualmente faz yoga. Eu era uma pessoa stressada, tinha insnia, alm das dores no corpo principalmente nos ombros. Maria contou tambm que nas aulas aprendeu as tcnicas de relaxamento por meio da respirao. Pratico em casa noite e assim durmo mais tranqila. Essa atividade faz parte da minha vida, acrescentou.

Outro depoimento de Marilda de Ftima Funes de 45 anos. Ela relata que foi vtima de um assalto e devido a ao ficou traumatizada afetando seu dia-a-dia. Entrei em depresso comecei a tomar vrios remdios e s fui piorando, at que uma amiga me convidou a participar das aulas, J faz 6 meses que Marilda frequenta a atividade. Isso aqui uma terapia. A yoga trabalha o corpo e a mente, era o remdio que eu precisava. Meu mdico me deu os parabns pelo estado em que eu me encontrava e como estou hoje, fala. E acrescenta A famlia foi a primeira a notar a diferena. Estou muito satisfeita com o resultado.

Segundo o professor de Educao Fsica e ps graduado em Yoga pela FMU de So Paulo, as aulas contam com cerca de 40 participantes, que variam de 30 a 60 anos. Para ele a atividade alm de aliviar o stress traz uma srie de outros benefcios a sade como a melhora na respirao, postura, concentrao, auto-estima, equilbrio emocional, entre outros. uma tcnica milenar. Nas aulas so trabalhadas as tcnicas de respirao e postura, contou.

As aulas de yoga tambm so realizadas nos centros comunitrios ou associaes de amigos e bairros do Serrano II, Parque Bela Vista, Jardim Clarice, Cermag, Jardim Toledo, Vila Garcia e Conjunto Habitacional Mrio Augusto Ribeiro.

A aula permite ainda ao praticante controlar a ansiedade e o nervosismo, alm do relaxamento, conclui.

Mais informaes com a Secretaria de Esportes e Lazer, pelo telefone 3353-8674.