Técnicos do Ministério da Saúde estiveram em Votorantim nos dias 4 e 5 de agosto para avaliar o trabalho desenvolvido no município. A visita resultará em um relatório, o qual será enviado a uma comissão para a certificação da eliminação da transmissão vertical de HIV e para o selo bronze de boas práticas rumo à eliminação da transmissão vertical de Hepatite B. O resultado deve ser anunciado em dezembro de 2025.
A avaliação aconteceu em diversas unidades de saúde de Votorantim. Os técnicos estiveram na sede da Secretaria de Saúde, no Serviço de Atendimento Especializado (SAE), na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Nova, na Vigilância Epidemiológica, nos setores de serviço social e laboratório, e na maternidade do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça.
De acordo com Adson Belém Ferreira da Paixão, técnico do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi), vinculado à Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde, o objetivo dessas visitas é conhecer na prática como funciona a linha de cuidado em Votorantim. “O relatório é enviado para a avaliação da Comissão Nacional de Validação, formada por especialistas, responsável pela decisão final da entrega ou não desses selos ou certificações”, comenta.
O prefeito Weber Manga ressalta que Votorantim pela primeira vez atingiu os indicadores necessários para pleitear a certificação e o selo. “Esse trabalho no Ministério da Saúde é importante tanto como indicador para o país conseguir essa eliminação quanto para o reconhecimento do trabalho do município”, diz.
O processo de certificação consiste em uma das entregas do programa Brasil Saudável. A eliminação da transmissão vertical de HIV, sífilis, Hepatite B, doença de Chagas e HTLV está entre as metas de eliminação até 2030.
Fotos: https://l1nk.dev/IOb5k
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Local: Votorantim