A Guarda Civil Municipal (GCM) de Votorantim realizou a operação “Por um fio”, domingo (3), em duas regiões da cidade: no campo de futebol da Vila Garcia e no Jardim Residencial Chácara Ondina. O objetivo foi o combate ao uso de cerol e linhas cortantes.
A ação resultou na apreensão de 13 carretéis com material cortante, além de linhas soltas com cerol. Os guardas também orientaram a população sobre o risco de uso do material.
A operação teve como foco o patrulhamento nos locais de maior incidência de soltura de pipas com cerol. As regiões também são pontos identificados de comércio irregular do material.
O uso de cerol em pipas é extremamente perigoso e pode causar acidentes em pedestres e motociclistas. As linhas com cerol podem cortar a pele, causando ferimentos profundos e até mesmo acidentes fatais.
Em Votorantim, o uso de cerol em pipas é proibido por lei. A Lei Ordinária nº 2263/2012 proíbe a comercialização e o uso de cerol ou qualquer material cortante em linhas ou fios usados para empinar pipas. O descumprimento da lei pode acarretar multas e outras penalidades e, em caso de pessoas menores de idade, os responsáveis legais podem ser responsabilizados.
Fotos: https://encurtador.com.br/M7VIE
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Local: Votorantim