Votorantim registrou no primeiro semestre de 2025 o menor número de casos confirmados de dengue em comparação ao mesmo período dos últimos quatro anos. Os dados são da Secretaria de Saúde.
Entre janeiro e junho, a cidade registrou 516 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, enquanto nos primeiros seis meses do ano passado foram 9.411. A queda foi de 94,5%.
Os dados da Secretaria de Saúde também mostram que, no primeiro semestre de 2022, o número de casos confirmados de dengue em Votorantim foi de 606. Em 2023, saltou para 3.025.
Neste ano, a Secretaria de Saúde computou 4.448 notificações relacionadas à doença. Entre os 516 casos confirmados, 19 são importados - quando a pessoa é contaminada em outra cidade.
Um óbito foi confirmado em consequência da dengue. O homem tinha 72 anos de idade, era morador do Parque Bela Vista e hipertenso. A morte foi registrada em abril deste ano.
Combate
A Prefeitura de Votorantim intensificou o trabalho de prevenção e de combate ao mosquito transmissor da dengue. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses realizam diariamente ações de nebulização, bloqueio e controle de criadouros em imóveis, escolas, ferros-velhos, borracharias, pontos de reciclagem e áreas públicas da cidade.
Prevenção
A melhor forma de prevenção da dengue é eliminar a água armazenada. Por esse motivo, é importante manter a caixa d'água fechada.
Em relação aos vasos de plantas, o ideal é retirar os pratinhos situados na base, pois eles acumulam água e tornam-se criadouros do mosquito. Outros cuidados precisam ser tomados com as bandejas de geladeira, com ralos e vasos sanitários sem uso e materiais inservíveis pelo quintal.
Já os materiais inservíveis, como latas e garrafas, não devem ser acumulados em locais abertos. O ideal é que esses produtos sejam destinados à coleta de resíduos sólidos. Outra dica é colocar o lixo em sacos plásticos.
Fotos:
https://encurtador.com.br/Y65k4
Crédito das fotos: Prefeitura de Votorantim