Alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dides Crispim Almeida Antonio promoveram uma passeata para alertar a população sobre as formas de prevenção e controle do mosquito Aedes Aegypti. A mobilização foi realizada nesta sexta-feira (21) no entorno da instituição de ensino, situada na Vila Garcia.
Mais de 200 crianças participaram da passeata, sob a orientação e supervisão de educadores e funcionários da escola. Os alunos foram às ruas com cartazes produzidos nas salas de aula e cantando: “Todos contra a dengue. A dengue mata”.
As formas de prevenção e combate à dengue são debatidas entre professores e os alunos. O resultado desse trabalho é levado para as ruas pelos próprios alunos.
Combate à dengue
A Prefeitura de Votorantim tem intensificado o trabalho de prevenção e de combate ao mosquito transmissor da dengue. Agentes do Centro de Controle de Zoonoses realizam diariamente ações de nebulização, bloqueio e controle de criadouros em imóveis, escolas, ferros-velhos, borracharias, pontos de reciclagem e áreas públicas da cidade.
Prevenção
A melhor forma de prevenção da dengue é eliminar a água armazenada. Por esse motivo, é importante manter a caixa d'água fechada.
Em relação aos vasos de plantas, o ideal é retirar os pratinhos situados na base, pois eles acumulam água e tornam-se criadouros do mosquito. Outros cuidados precisam ser tomados com as bandejas de geladeira, com ralos e vasos sanitários sem uso e materiais inservíveis pelo quintal.
Já os materiais inservíveis, como latas e garrafas, não devem ser acumulados em locais abertos. O ideal é que esses produtos sejam destinados à coleta de resíduos sólidos. Outra dica é colocar o lixo em sacos plásticos.
Imagens:
https://encurtador.com.br/O9fix
Crédito das imagens: Prefeitura de Votorantim