A quarta operação “Bairro + Seguro” foi desenvolvida nesta sexta-feira (21) pela Prefeitura de Votorantim nas regiões dos bairros Barra Funda, Dominguinhos, Chave, Fornazari e Vila Nova. A ação, realizada em conjunto pela Guarda Civil Municipal (GCM) e Secretaria de Cidadania e Geração de Renda (Seci), resultou em uma pessoa apreendida suspeita de tráfico de drogas e três veículos recolhidos.
O caso envolvendo a suspeita de tráfico de drogas aconteceu no bairro da Chave. A pessoa apreendida foi encaminhada para a Fundação Casa pela autoridade policial. Em relação aos veículos, duas motocicletas apresentaram descarga livre e licenciamento vencido, e um carro estava com o licenciamento vencido.
Durante o dia de operação, oito pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social foram abordadas e orientadas pela Seci. A equipe realizou o cadastro social e ofereceu serviços públicos para o resgate social. A GCM também abordou 16 pessoas em atitude suspeita e 12 veículos.
A operação contou com quatro viaturas da GCM e quatro agentes sociais da Seci. O trabalho também envolveu patrulhamentos preventivos de saturação, blitze de trânsito e pontos de estacionamentos.
O projeto “Bairro + Seguro” é piloto no município. Tem por objetivo realizar operações intensivas nos bairros de Votorantim em períodos programados, de acordo com o estudo criminológico e estatístico da corporação. A meta é diminuir a atividade criminal da região, combatendo preventivamente os fatores e atos que afetam a paz e violência no bairro, resgatando a sensação de segurança e aproximação da população com a corporação.
As demais operações serão programadas em outros bairros, de acordo com o planejamento da GCM de Votorantim. Poderão ser realizadas em parceria com as demais secretarias da Prefeitura Municipal de Votorantim e órgãos de segurança pública.
Fonte: Departamento de Comunicação da Prefeitura de Votorantim
Local: Votorantim