A exposição “Divina argila” será aberta nesta terça-feira (11) na sede da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Votorantim. O acervo conta com 10 esculturas do artista plástico votorantinense Osvaldo de Fátima Pedro.
As obras são feitas a partir da argila queimada e retratam figuras ligadas à religião católica, como Santa Rita de Cássia e São Jorge, da mitologia, como o deus Odin, e de outras denominações, como Iansã, divindade das religiões afro-brasileiras. A exposição é gratuita e será encerrada no dia 12 de julho.
A mostra é realizada pelo Fundo Municipal de Cultura de Votorantim. As esculturas foram produzidas em diferentes épocas da vida do artista, sendo que algumas são de 2006, quando ele iniciou na área artística com este tipo de expressão cultural. Osvaldo busca pesquisar referências históricas antes de esculpir e acrescenta no trabalho a etapa de desenhar primeiro num papel para depois utilizar a argila e dar forma às figuras.
Em cerca de 20 anos como escultor, Osvaldo já produziu aproximadamente 2 mil peças. Ele começou a profissão em Iperó, a princípio com madeira e depois passou a utilizar a argila. Já representou a cidade de Votorantim em diversos eventos e, em 2021, seu projeto “Máscara africana em argila” foi escolhido pelo governo do estado em um dos editais mais concorridos da história do Programa de Ação Cultural (Proac).
SERVIÇO
Exposição “Divina argila”
Data: de 11 de junho a 12 de julho
Local: sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Votorantim, situada na avenida São João, 649, Jardim Icatu
Horário: segunda a sábado, das 9h às 16h
Entrada: gratuita
Fotos:
https://l1nk.dev/zFHMr
Crédito das fotos: Divulgação