02 FEV 2023
Volta às aulas conta com tecnologia e novos equipamentos em Votorantim

Ano letivo das escolas municipais de Votorantim será retomado segunda-feira (6) com 13 mil alunos

As aulas do sistema municipal de ensino serão retomadas na próxima segunda-feira (6) cheias de novidades em Votorantim. Além dos tablets e notebooks já disponibilizados aos alunos e professores, a Secretaria de Educação adquiriu brinquedos, enxovais para as creches, mobiliários e 100 televisores de 65 polegadas. Escolas também foram revitalizadas e três ônibus, vindos do governo do estado de São Paulo, estarão nas ruas para o transporte escolar.

Aproximadamente 13 mil crianças começam nesta segunda-feira (6) as aulas em 58 escolas municipais de Votorantim. O início do ano letivo de 2023 envolve estudantes matriculados no ensino infantil até o ensino fundamental 1, nos períodos da manhã e da tarde.

Em Votorantim, as escolas contam com a tecnologia para aperfeiçoar o aprendizado das crianças e melhorar a dinâmica do trabalho dos professores. Mais de 1.500 tablets são disponibilizados aos alunos nas salas de aula e 700 notebooks pelos educadores.

Todos esses equipamentos foram distribuídos no ano passado. Apesar de não substituir o tradicional lápis e papel, os aparelhos auxiliam nas atividades e contribuem para o aprendizado.

Novos brinquedos

As 27 creches de educação infantil receberam kits de brinquedos de Pikler, um método pedagógico que busca estimular o desenvolvimento saudável dos pequenos alunos. Os professores da rede receberam treinamento e o objetivo é desenvolver a coordenação motora e a autonomia das crianças.

Revitalizações

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura de Votorantim entregou a revitalização de duas instituições de ensino. São elas o Centro Municipais de Educação Infantil (CMEI) Antonia do Rosário e a Cmei Fernanda Rosa Bueno.

No CMEI Antonia do Rosário dos Santos foi realizada toda a pintura (interna e externa), de ferragens, do chão e do telhado. Foi construído um novo muro na lateral e fundo da creche, refeito o calçamento de concreto dentro e fora nos locais necessários, a troca de vidros e de lâmpadas. Houve também a substituição de mourões danificados, o conserto de alambrados, calhas e rufos, pingadeiras e forro e parte do telhado.

Já no CMEI Fernanda Rosa Bueno, foi realizada a troca de pisos de duas salas de aula, nas demais foi efetuada a substituição dos pisos quebrados, a troca de forro de duas salas de aula e do galpão e a substituição de vidros. Também foi revitalizada a pintura (interna e externa), a troca de lâmpadas, instalado um corrimão de ferro na rampa de acesso da parte inferior da creche e levantado o muro da rampa.

Medidas de higiene

Segundo a titular da Secretaria de Educação de Votorantim, Suad Aparecida Ribeiro de Oliveira, as medidas de higiene adotadas no ano passado contra a Covid-19 serão mantidas nas escolas. Os prédios terão álcool em gel à disposição dos funcionários e alunos, e haverá uma higienização intensa nos mobiliários, materiais e brinquedos.

Nesta semana, as crianças matriculadas nas escolas municipais de Votorantim também receberam os uniformes. O kit conta com camiseta, shorts, além de blusa e calça de moletom.

Reforço escolar

Neste ano, a Secretaria de Educação de Votorantim manterá o programa de recuperação e reforço escolar. O projeto tem o objetivo de auxiliar alunos que encontram dificuldade em alguma disciplina.

As atividades são ministradas sempre no contraturno escolar, nos períodos da manhã e da tarde. Cada instituição de ensino decide o horário das aulas, de acordo com a demanda da unidade e do número de alunos com defasagem.

A seleção dos estudantes que necessitam de recuperação e reforço escolar é feita pelos próprios professores, dentro da sala de aula, por meio das atividades de rotina e provas.

Fotos: l1nk.dev/1D3Ng
Crédito da foto: Prefeitura de Votorantim