06 SET 2022
Ultramaratonista aquático participa de desafio no Amazonas
Atleta de Votorantim vai nadar 30 quilômetros no Rio Negro
O nadador votorantinense de longas distâncias em águas abertas, Marcos Salvador, participa do desafio “Amazon Challenge”, na quinta-feira (8), a partir das 7h. A prova é uma das principais travessias do Brasil e os participantes nadam, no Rio Negro, distâncias de 18 e 30 quilômetros. Salvador vai nadar esta última.
O desafio não está só na distância a ser percorrida. Marcos Salvador explica que outros fatores fazem a prova ser mais difícil. ”Temperaturas externa e interna são altas, pois a água varia entre 29 e 32 graus, além de possuir grande densidade, o que torna o nado mais cansativo”, afirma.
Apesar de ser a primeira vez do nadador na Amazon Challenge, ele possui experiência desde 2009 em provas de ultramaratona aquática, tendo iniciado em 2009 a participação nesses desafios.
Em março de 2022, Marcos Salvador fez o percurso Timburi/Ipaussu que tem 18 quilômetros ida e volta com o tempo de 5 horas.
No currículo, o nadador tem oito participações na prova 14 Bis, disputada entre Bertioga e Guarujá, no litoral paulista (25 km) e atravessou a represa de Itupararanga duas vezes sozinho. O trecho percorrido foi de Ibiúna até a barragem em Votorantim, num total de 25 quilômetros.
Em 2016, Salvador se tornou o sétimo brasileiro a concluir a travessia do estreito de Gibraltar, entre Espanha e Marrocos numa distância de 16 quilômetros. O votorantinense detém o melhor tempo entre todos, com 3h45.
Autor: DECOM