10 AGO 2022
Votorantim orienta ao combate a Leishmaniose
Os bairros com mais casos na cidade são o Parque Bela Vista e o Vossoroca
Esta é a Semana Estadual de Prevenção e Controle da Leishmaniose Visceral no Estado de São Paulo, por isso, o Centro de Controle de Zoonoses de Votorantim orienta o combate da doença. Na cidade, os bairros com mais ocorrência são o Parque Bela Vista e Vossoroca.
A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa grave que pode ocorrer em humanos e, também, em animais (leishmaniose canina). Ela é transmitida pelo Lutzomyia longipalpis infectado, conhecido popularmente por “mosquito palha”.
Em 2021, a cidade de Votorantim teve 66 cães confirmados com a doença. este ano, já são 21 casos confirmados e, até o momento, 100 notificações. Em 2021, os bairros com o maior número de cães com Leishmaniose Visceral Canina foram Parque Bela Vista, Parque Santa Márcia e Vossoroca.
O mosquito palha prefere viver em locais úmidos com sombra e acúmulo de material orgânico, como, por exemplo, restos de comida, frutas apodrecidas e fezes de animais.

Como prevenir?
É necessário manter a casa, quintal, hortas e jardins sempre limpos; evitar o acúmulo de materiais orgânicos e manter os lixos bem embalados. Não deve criar galinhas e porcos em ambiente urbano. E, pode ser usado telas de 1mm nas janelas e portas.
Já o seu cãozinho é possível protegê-lo da picada do inseto com coleira repelente a base de deltametrina 4% ou produtos veterinários que repelem o mosquito. Evite deixar o cão sair no horário em que o mosquito age (entardecer, anoitecer).

Sintomas
 Nos humanos são: febre prolongada; anemia; emagrecimento; fraqueza e cansaço; diarréias; inflamação dos gânglios linfáticos e aumento do baço e fígado. Já nos animais: perda de apetite; emagrecimento rápido; diarreia e vômitos; feridas no focinho; queda de pelos e dermatites, descamações e úlcerações.
O diagnóstico e o tratamento da leishmaniose visceral humana é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Autor: Fernanda Sena, do programa de estágio, sob supervisão de Marcel Stefano