19 ABR 2022
Votorantim tem três unidades do Caps
Crédito: Arte de Marcelo Claro
Além das unidades Caps, a cidade conta com residências terapêuticas e atendimentos psicológicos e psiquiátricos nas UBSs e ESFs

Votorantim tem três Centros de Atendimento Psicossocial (Caps). As unidades se constituem nas modalidades Caps II (atendimento a pacientes com transtornos mentais a partir de 18 anos), Caps AD (pacientes dependentes de álcool e drogas) e Caps IJ (para crianças e adolescentes com até 17 anos).

Os Caps são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental. Incluem pacientes com necessidades decorrentes do uso de álcool, crack e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial.

No Caps, após o primeiro atendimento, a equipe multiprofissional define o tratamento conforme o Plano Terapêutico Singular (PTS). Pacientes com média complexidade cumprem o plano no Caps até estabilizarem. Além do tratamento medicamentoso, participam de grupos e oficinas com a equipe multidisciplinar (terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, enfermeiros, assistentes sociais e psiquiatras).
Os casos leves passam a ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Estratégia da Saúde da Família (ESF). Já os casos graves são encaminhados diretamente para os leitos de atenção integral na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

As unidades são porta aberta, ou seja, podem ser procuradas por busca espontânea sem a necessidade de um encaminhamento. Além dos Caps, a cidade conta com duas unidades de Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), com 18 pacientes divididos entre elas. A casa Helena Zanetti fica no Jardim Icatu, 63, e possuí oito moradores. A casa Noel Carlos Campos, 125, no Parque Bela Vista, conta com 10 moradores.

Atendimentos

Caps II - pacientes com transtornos mentais a partir de 18 anos.
Endereço: Rua Adolfo Campioni, 97, no Jardim Icatu.

Caps AD - pacientes dependentes de álcool e drogas.
Endereço: Rua Monte Alegre, 298, no Centro.

Caps IJ - para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos, 11 meses e 29 dias.
Endereço: Rua Augusto Jesuino Bauch, 56 , no Centro.

As crianças e adolescentes diagnosticadas com autismo são encaminhadas para o Centro de Atendimento Especializado à Criança Autista (Caeca).
Autor: Fernanda Sena, com supervisão de Marcel Stefano