20 ABR 2022
Mutirão Oftalmológico de Votorantim realiza mais de 200 exames e procedimentos
A contagem foi feita durante os sete primeiros dias de atendimento, entre 25 de março e 13 de abril

O Mutirão Oftalmológico de Votorantim, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde, já realizou 207 exames e procedimentos. As ações correspondem ao período de sete dias, entre 25 de março e 13 de abril, e ocorreram nas dependências do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça, gerido pelo Instituto Moriah.

Durante esse período, foram feitos 110 mapeamentos de retina, 51 gonioscopias (exame padrão de referência para avaliar o ângulo onde está localizado o sistema de drenagem do olho), 16 de triagem visual, 12 de glaucoma, sete cirurgias refrativas, seis de córnea, duas plásticas e uma capsulotomia, iridotomia e um procedimento de lente de contato.

Nos sete primeiros dias de exames e procedimentos, a Secretaria de Saúde registrou 59 faltas. A maior quantidade ocorreu para o mapeamento de retina.

Nesta quarta-feira (dia 20 de abril), o Mutirão Oftalmológico promoveu o atendimento de mais pacientes no hospital. A microempreendedora Daniela Clemente da Silva, de 34 anos, levou o filho de 12 anos para ser submetido a um mapeamento de retina. O objetivo era investigar uma cicatriz no fundo de um dos olhos.

O jovem aguardava o exame na rede pública municipal há três anos. Por meio do mutirão, o paciente conseguiu ser avaliado por um oftalmologista.

A espera por atendimento também chegou ao fim para a aposentada Guaraciaba Malhone Cavalcanti, de 77 anos. Ela tem problemas oculares como hipermetropia, astigmatismo, catarata e glaucoma.

Segundo as guias de solicitação de exames, ela aguardava atendimento especializado desde 2019. O mutirão ajudou Guaraciaba a acabar com a espera.

Em Votorantim, o mutirão teve início em 25 de março e terá duração de seis meses. Segundo o Instituto Moriah, 5.940 munícipes serão beneficiados. A lista inclui 3.733 consultas, 577 procedimentos (cirurgias) e 1.630 exames.

A lista de pacientes é regulada pela Secretaria Municipal de Saúde O agendamento ocorre pelo Instituto Moriah, conforme a disponibilização e a ordem da lista já existente.

O objetivo do mutirão é atender a demanda reprimida da central de regulação de vagas municipal, que, atualmente, conta com um número alto de guias. Este trabalho é realizado no Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), porém, a quantidade de vagas recebidas não é suficiente para atender ao município de Votorantim, gerando essa demanda reprimida.
Autor: Thaís Verderamis e Giuliano Bonamim