Até o momento, 59 pais de alunos da rede municipal já foram avaliados
Profissionais da equipe técnica da Secretaria de Educação já realizaram 59 entrevistas com pais de alunos da rede municipal de ensino de Votorantim. As crianças serão atendidas no Núcleo de Atendimento Educacional Especializado (Naee). O trabalho será desenvolvido no contraturno escolar para estudantes com deficiência, transtornos e com dificuldades acentuadas de aprendizagem.
Os pais participam de entrevistas comandadas por psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e psicopedagogo. O objetivo é conhecer o histórico médico da criança, o desenvolvimento desde o nascimento e se o estudante já possui algum diagnóstico.
Outra avaliação é feita com o aluno para saber o perfil em que ele se enquadra para receber o serviço do núcleo. Após essas duas etapas, os pais recebem um resultado e decidem se aceitam ou não o atendimento.
O espaço conta com prestação de serviços contínuos de avaliação e assistência psicoeducacional. Oferece ainda apoio técnico e atendimento por equipe multidisciplinar.
São esperadas mais 95 entrevistas com pais de crianças no Naee. Todas já estão agendadas.
Agata da Silva Lima, de 30 anos, tem um filho de seis anos diagnosticado com autismo. Ele é aluno da rede municipal de Votorantim.
Segundo Agata, o filho já fazia tratamento particular e, mesmo assim, optou por participar. “É muito importante o acompanhamento em conjunto entre o núcleo e a escola. Ele também se deu muito bem com os profissionais daqui”, conta.
A mãe já passou pela entrevista e agora aguarda a avaliação do filho. “Isso vai ser essencial para o desenvolvimento dele”.
Os alunos que estão nesta fase vieram do mapeamento feito pela Secretaria de Educação no final do mês de novembro do ano passado. Foram identificados 200 estudantes, os quais 160 demonstrara interesse.