O prédio do Promorar foi fechado temporariamente para reforma da estrutura física da unidade de saúde
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Nova começou nesta terça-feira (dia 4 de janeiro) a receber os pacientes da Estratégia Saúde da Família (ESF) Promorar - fechada temporariamente para uma reforma na estrutura do prédio. A mudança do endereço não vai afetar o atendimento ao público, tanto para as consultas médicas quanto para a realização de exames e retirada de medicamentos.
O prédio da UBS Vila Nova foi readequado para receber os profissionais de saúde e pacientes da unidade em reforma. Logo na entrada, há cartazes para orientar os pacientes da ESF Promorar.
A área provisória da ESF Promorar fica em um espaço formado por quatro salas. Nelas são realizados atendimentos clínicos, de ginecologia e pediatria, além do trabalho de recepção feito por profissionais de enfermagem.
A enfermeira Camila Vanucci, responsável pela ESF Promorar, ressalta que a mudança é apenas de local, pois o trabalho não será alterado junto à população. “Nenhum paciente será lesado em função de não ser atendido”, conta.
No primeiro dia da mudança, a dona de casa Maria Solange Ferreira, 46 anos, esteve na UBS Vila Nova. Ela frequenta há um ano na ESF Promorar e, na manhã desta terça-feira (4), foi apresentar uma receita médica para a retirada de um medicamento.
Maria vive no bairro Promorar e, segundo ela, essa mudança temporária de local não atrapalhou em nada o atendimento. As unidades de saúde ficam distantes aproximadamente 700 metros uma da outra.
A estrutura temporária montada na UBS Vila Nova manterá os demais habituais serviços. Entre eles, a farmácia, a aplicação de vacinas e a sala de procedimentos.
Reforma
A reforma na EFS Promorar deixará o prédio com uma nova pintura. A estrutura predial será reforçada e a iluminação receberá melhorias. Parte das redes elétrica e hidráulica será trocada. As obras devem durar cerca de 3 meses.
A UBS Vila Nova fica na avenida Pedro Augusto Rangel, 1.925, no bairro Vila Nova Votorantim. O telefone de contato é o (15) 3243-3827.
Agentes comunitários
A reforma na ESF não influenciará o trabalho dos agentes comunitários de saúde. Esses profissionais visitam os pacientes dentro do programa Saúde da Família.