03 JAN 2022
Votorantim reforça atendimento para casos de síndrome gripal
Foto Noticia Principal Grande
Pacientes com sintomas leves são encaminhados para o posto móvel. Crédito da foto: Giuliano Bonamim / Prefeitura de Votorantim

A UPA Jataí passa a ter uma unidade móvel, a partir desta segunda-feira (dia 3 de janeiro), para atender pacientes com casos leves da influenza

A Prefeitura de Votorantim reforçou o atendimento aos pacientes com a síndrome gripal causada pelo vírus influenza H3N2. A partir desta segunda-feira (dia 3 de janeiro), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jataí terá um ônibus instalado no estacionamento da unidade de saúde para receber os casos considerados leves da gripe.

O fluxo do atendimento terá início dentro da UPA do Jataí. O paciente passará pelo processo de acolhimento para uma primeira avaliação do estado de saúde, sob a supervisão de um médico ou enfermeiro. Em caso de sintomas leves, a pessoa será direcionada ao ônibus - cedido pela Universidade Brasil.

O ônibus funcionará diariamente, das 8h às 20h, no estacionamento da UPA do Jataí. O serviço será realizado até que haja a redução do número de casos na cidade.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, não é possível afirmar o número exato de registros do vírus H3N2 no município. O diagnóstico laboratorial para influenza só é realizado nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (gripe com complicação). Os casos leves não são de notificação compulsória, portanto, não passam por análise específica para influenza.

Atualmente, entre os casos de quadro gripal atendidos em Votorantim, nenhum necessitou de encaminhamento para internação. Os pacientes não apresentam gravidade.

A titular da Secretaria de Saúde de Votorantim, Izilda Maris Chiozzotto de Moraes, ressalta que a H3N2 é uma síndrome gripal comum, mas tem circulado fora da época comum aos demais vírus da influenza.

De acordo com Izilda, os casos leves de tosse, coriza, febre e dor de cabeça não necessitam de atendimento médico. “É importante manter uma boa hidratação, uma alimentação correta e repouso. No prazo de 3 a 5 dias, os sintomas passam”, conta.

É necessário buscar assistência médica quando a febre persistir por mais de 3 dias, quando houver dificuldade para respirar, sonolência, palidez e irritabilidade em crianças. A melhor forma de prevenir a doença é manter o uso de máscara, higiene das mãos, evitar aglomerações e manter ambientes arejados.

Autor: Giuliano Bonamim