A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocada pelo vírus da Influenza. A doença tem um grande potencial de transmissão e, para evitar o contágio, cada pessoa precisa adotar medidas simples de prevenção.
A redução do risco de adquirir ou transmitir o vírus da gripe deve começar com a lavagem das mãos com água e sabão ou higienização com álcool em gel, principalmente antes de consumir algum alimento. A pessoa também precisa evitar aglomerações e ambientes fechados. Mantenha janelas abertas para a circulação do ar.
Em caso de tosse ou espirro, cubra o nariz e a boca com a parte interna do cotovelo - mesmo usando máscara facial. A medida evita a proliferação do vírus.
A alimentação também é essencial para evitar a gripe. Tenha uma alimentação balanceada e faça frequentemente a ingestão de líquidos.
Sintomas
A pessoa com sintomas leves de gripe precisa ficar em repouso e manter o distanciamento social. Essa postura deve ser adotada em caso de tosse, espirro, coriza, febre ou dor no corpo.
A busca por atendimento médico deve ser feita em caso de piora dos sintomas. Os sinais de agravamento são dificuldade para respirar, febre persistente por mais de 3 dias, sonolência, palidez e irritabilidade em crianças.
H3N2
Até o momento, a Secretaria de Saúde de Votorantim não tem a confirmação de diagnóstico laboratorial do H3N2. O vírus é um dos subtipos da Influenza A, responsável pela gripe comum. Atualmente, ela já causa surtos epidêmicos nos estados do Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.