O cartão SUS pode ser feito em qualquer unidade de saúde de Votorantim
O processo de agendamento para os jovens entre 12 e 17 anos de idade receberem a vacina contra Covid-19 está aberto em Votorantim. É preciso ter o CPF ou o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para concluir o processo e garantir a aplicação do imunizante.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que esses documentos são exigidos no momento da vacinação. Eles precisam constar junto com o comprovante de residência em Votorantim e com o termo de assentimento, caso o jovem esteja sem os pais ou responsáveis.
O cartão SUS pode ser feito em qualquer unidade de saúde de Votorantim. Basta apresentar um comprovante de endereço e a certidão de nascimento ou o RG.
Atualmente, os cartões SUS iniciam com o número 7. Quem possuir o documento com outra numeração deve atualizá-lo em uma unidade de saúde.
Já o CPF pode ser adquirido em agências da Caixa Econômica Federal, do Banco do Brasil ou dos Correios. O valor é de R$ 7,50. Os jovens menores de 18 anos podem pedir o documento por meio de uma solicitação dos pais ou responsáveis.
O CPF também pode ser obtido por meio do site da Receita Federal, de forma gratuita. Nesse caso, a pessoa precisa ter o Título de Eleitor. O acesso é feito por meio do endereço eletrônico servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/inscricaopublica/inscricao.asp.
Esses documentos são fundamentais para o registro no sistema Vacivida, do Ministério da Saúde. Essa central de informações possui informações sobre a vacinação contra a Covid-19 em todo o País.
O agendamento para o jovem entre 12 e 17 anos de idade deve ser feito por meio do endereço eletrônico site.vacina-votorantim.ligafacens.com. Outra opção é de forma presencial em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
O jovem que preferir fazer o agendamento de forma presencial precisa levar RG e CPF originais. Outra opção é levar o cartão SUS. Também é exigido o comprovante de residência em Votorantim.