Voucher com local, data e horário da vacinação será liberado somente quando a pessoa se enquadrar na faixa etária determinada pelo governo estadual
O cadastro antecipado no aplicativo para o agendamento da vacina contra a Covid-19 pode ser feito por qualquer morador de Votorantim. O voucher, com dados do local, dia e horário da aplicação da dose será emitido somente se a pessoa se enquadrar na população-alvo definida pelo governo do estado de São Paulo.
Para exemplificar, uma pessoa de 20 anos de idade sem comorbidades e moradora de Votorantim já pode realizar o cadastramento. Como a vacina ainda não foi liberada para essa população-alvo, a pessoa deverá aguardar a liberação por parte do governo do Estado.
No momento em que o governo estadual liberar a vacinação em indivíduos de 20 anos sem comorbidades, basta a pessoa retornar ao aplicativo e solicitar o voucher. Nesse momento, o local, a data e horário serão disponibilizados.
O aplicativo permite ao morador de Votorantim o cadastro on-line. Esse registro pode ser feito por meio de desktop, smartphone ou tablet.
O dispositivo pode ser acessado por meio do endereço eletrônico
site.vacina-votorantim.ligafacens.com/login. O sistema foi desenvolvido pelo governo municipal em parceria com o Laboratório de Inovações de Games e Aplicativos (Liga) da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).
Para iniciar o cadastro, a pessoa deve inserir o nome completo, a data de nascimento, etnia e sexo. O indivíduo precisa informar também se possui alguma comorbidade, se é portador de Síndrome de Down, se está acamado ou se possui deficiência permanente.
O cadastro prossegue com informações referentes à profissão, nome completo da mãe, números do RG e CPF, endereço residencial, telefones de contato e endereço eletrônico. O processo é finalizado com fotos de um documento pessoal (RG com CPF), do comprovante de endereço, do usuário e do comprovante de comorbidade.
Caso a vacina já esteja sendo aplicada à população-alvo, a qual a pessoa esteve enquadrada, um voucher será emitido pelo programa. Nele constará o local, o dia e o horário da aplicação da dose.
Esse voucher precisará ser impresso ou mostrado na tela do smartphone e apresentado no momento da aplicação da primeira dose. Esse documento ficará com a Secretaria de Saúde.
Mesmo com o aplicativo, o cadastro continuará sendo feito em uma das 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Votorantim. O objetivo do governo municipal em manter esse serviço presencial é auxiliar o munícipe sem acesso à internet.