A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Saúde, começou a instalar nesta segunda-feira (1) um equipamento de raio-x de última geração na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jataí. A estimativa do governo municipal é colocá-lo em funcionamento ainda na primeira quinzena de março.
A instalação não vai prejudicar a realização de exames de raio-x no município. Um aparelho está em funcionamento nas dependências do Hospital Municipal Dr. Lauro Roberto Fogaça, onde funcionava a Unidade de Pronto Atendimento Materno Infantil.
Caso o paciente presente na UPA Jataí necessite de um raio-x, um veículo fará o transporte da pessoa até as dependências do hospital. Após o exame, a pessoa será levada de volta à unidade de saúde.
O novo equipamento de raio-x será o mais moderno da rede pública de Votorantim. Ele foi adquirido com recursos do governo federal e possui um sistema de digitalização de imagem.
Por meio desse novo sistema, o médico terá acesso direto à imagem por meio da tela do computador. O exame não precisará ser impresso e dará mais agilidade para a confirmação de um diagnóstico.
Além da instalação do novo equipamento de raio-x, o atendimento às crianças também foi direcionado à UPA do Parque Jataí. Uma ala será destinada especialmente aos pacientes de até 13 anos da idade.
Antes da criação da Materno Infantil, a UPA do Jardim Jataí já fazia o atendimento às crianças. Segundo a Secretaria de Saúde, a unidade tem estrutura para receber a demanda de pacientes.
O objetivo da Secretaria de Saúde é, após a pandemia do novo coronavírus, transformar o espaço do então Materno Infantil em UPA Central. A ideia é reformular as redes de emergência e urgência para atender de forma eficiente e com qualidade toda a população de Votorantim.
Essa reformulação poderá começar após a queda de casos e internações por coronavírus no município. Consequentemente, os leitos Covd-19 serão desativados e darão lugar aos leitos clínicos, com autorização da Secretaria Estadual de Saúde e baseado no Plano São Paulo.