Estrutura do prédio da Prefeitura de Votorantim está afetada por raízes de árvores
Raízes das árvores têm danificado a estrutura do prédio situado na praça da Emancipação
A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Obras e da Secretaria do Meio Ambiente, iniciou quarta-feira (3) a retirada de cinco árvores da espécie Ficus Benjamina plantadas ao redor do Paço Municipal. O procedimento será feito tanto para evitar danos ao prédio quanto para preservar a segurança dos servidores e da população.
As árvores estão plantadas na praça da Emancipação, situada logo na entrada principal da Prefeitura de Votorantim. As raízes se espalharam por baixo do prédio e danificaram pisos, redes hidráulica e elétrica.
O avanço das raízes também provocou infiltrações no prédio, trazendo potenciais riscos aos servidores, além de danificar mobiliário e equipamentos na Secretaria de Finanças. Os serviços iniciados quarta-feira (3) estão na fase de cortes de raízes e prospecção do solo para identificar a origem da água que está no entorno das árvores.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, a Ficus Benjamina não é própria para arborização urbana em ruas, avenidas, ou nas proximidades de construções. Isso porque ela traz vários problemas como destruição de calçadas, meio-fio e vias públicas e vai se expandindo sob as estruturas que encontra em seu caminho.
Em contrapartida, outras árvores serão plantadas na praça da Emancipação. A Sema informa que essas novas espécies possuem raízes de característica diferente, que crescem na vertical e não danificam estruturas em volta delas.