Maquetes, plantios, exposições, palestras e atividades entre pais e alunos. Foi desse modo que cinco escolas municipais de Votorantim trabalharam o Dia da Mata Atlântica, comemorado nesta segunda-feira, 27 de maio. As ações são realizadas por meio do Calendário Ambiental da Secretaria Municipal de Educação, que acontece em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, determinando qual tema será desenvolvido em cada unidade escolar.
Na escola municipal “Isabel Ferreira Pedroso” no Jardim São Lucas, 400 alunos participaram das atividades em alusão ao Dia da Mata Atlântica. Durante a ação, foram plantadas 55 mudas de ipê amarelo na área externa da unidade, com o auxílio de pais e alunos do ensino fundamental. “Os estudantes da educação infantil participaram com os pais de uma oficina de plantio de mudas de Jatobá, as quais serão colocadas no solo da própria escola”, destacou a diretora Maria Joselita Ferreira.
Na escola municipal Gilberto Santos, no Parque Jataí, por exemplo, cerca de 220 alunos foram envolvidos na ação, que foi finalizada com uma exposição aberta à comunidade. "Desde março os estudantes estão trabalhando esse tema", destacou a diretora Regina Veiga.
Conforme explica a Secretaria de Educação, toda data ambiental é trabalhada em escolas de forma pré-definida. Sobre a Mata Atlântica em específico, os estudantes tiveram a conscientização da importância da fauna e flora, a qual cada vez mais perde espaço e é desmatada. Esse modo, os temas repercutem dentro das casas, espalhando os hábitos e atitudes de conservação ambiental”, explicou a pasta.
As escolas que participaram do Dia da Mata Atlântica foram a “Gerson Soares de Arruda”, no Pq. São João; “Gilberto Santos”, no Pq. Jataí; “Isabel Fernandes Pedroso”, no São Lucas; “Carmela Guariglia”, na Vila Galli e “Judith Gazolli Carrara”, na Vila Nova.
Neste ano, o Calendário Ambiental já trabalhou com o Dia Mundial da Água, do Rio Sorocaba, da Represa de Itupararanga e do Planeta.