28 MAI 2019
Moradores deixam a situação de rua e ganham nova chance após a Operação Dignidade em Votorantim

Ações da Prefeitura auxiliam no resgate da autoestima e na retomada de vida com acolhimento na Casa de Passagem;

Os amigos Carlos Eduardo Mesquita, de 46 anos, e Adriano Pereira da Silva, de 36, conviveram por mais de um ano pelas ruas de Votorantim. A falta de oportunidades diminuía, a cada dia, a esperança na vida. Até que, há um mês, foram abordados pela Operação Dignidade, realizada pela Prefeitura de Votorantim em conjunto com a Polícia Militar. Ambos foram encaminhados à Casa de Passagem “Dr. Josmar Mariano da Silva”, gerida pela Secretaria Municipal de Cidadania e Geração de Renda (Seci) e assim conheceram um lugar para o recomeço.

Ali, receberam alimentação, como jantar e café da manhã, e tiveram acesso a dormitórios, chuveiros, acompanhamento de saúde e assistência social.  “Mas a gente queria uma oportunidade para participar de cursos e assim conseguir um trabalho”, destacou Carlos Eduardo. A partir de então, a assistência social da Seci os encaixou no programa Reintegrar, que fornece aulas teóricas e práticas de jardinagem, as quais são coordenadas pela Secretaria de Meio Ambiente. Como ajuda de custo, o projeto fornece uma bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo a cada participante.

“Sem brincadeira nenhuma, fomos muito bem tratados desde a abordagem. Na Casa de Passagem foi muito bom e aqui no Reintegrar nos sentimos em família”, explicou Carlos Eduardo, que é votorantinense e possui familiares na cidade. “Eu fui para a rua porque, como estava desempregado, sentia que estava incomodando meus parentes. Agora que consegui uma renda, voltei a morar com meu irmão”, contou.

Situação parecida de Adriano, que também é de Votorantim. “Hoje consigo ajudar minha esposa e minhas duas filhas. Isso é uma vitória. Saímos da situação de rua e estamos alugando um lugar para dormir”, explicou.

Mais que uma abordagem

A Secretaria de Cidadania e Geração de Renda da Prefeitura de Votorantim vem realizando diversas Operações Dignidade em conjunto com a Polícia Militar com o objetivo de abordar e orientar os moradores de rua, buscando o resgate e a reinserção social da pessoa. A ação é realizada com o apoio da Guarda Civil Municipal e com os serviços oferecidos pelo Caps AD, Caps II, Creas, além de assistentes sociais e médica psiquiatra.

De acordo com a Seci, 80% das pessoas que são abordadas em situação de rua concordaram em ir à Casa de Passagem para receber atendimento. “Todo encaminhamento depende da aceitação do indivíduo, não podendo haver qualquer ação compulsória”, frisou.

Além disso, a pasta ressalta sobre a conscientização da população para que não doe cobertores e alimentos aos moradores de rua, justamente para que eles procurem pelo serviço da Casa de Passagem. “Quando as pessoas em situação de rua recebem esses materiais, eles podem não aceitar nosso auxílio. Nós queremos que eles conheçam as ações de resgate social da Prefeitura e assim possamos oferecer todo o suporte”, destacou.

A Casa de Passagem “Dr. Josmar Mariano da Silva”, inaugurada em dezembro de 2017, vem auxiliando na ressocialização da pessoa em situação de rua.  O abrigo fornece alimentação, dormitórios, chuveiros, acompanhamento de saúde e assistência social.

Em um levantamento realizado recentemente pela Prefeitura de Votorantim, dos moradores de rua presentes na cidade, apenas 20% são do município, ou seja, todo o restante veio de outras localidades da região.

Durante as abordagens, também são realizados os cadastramentos, bem como encaminhamentos para o CadÚnico e ao setor para acesso a documentos quando necessário.

Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024