Preparativos são realizados em uma parceria entre as prefeituras de Votorantim e Sorocaba
Um trajeto de seis quilômetros, com duração média de 30 minutos, mas que representa um grande retorno ao passado, impulsionando a cultura local, além de relembrar os avanços obtidos graças ao transporte ferroviário à época. Dentro da celebração dos 54 anos de Instalação do Município, a Prefeitura de Votorantim, em parceria com a Prefeitura de Sorocaba e o Movimento de Preservação Ferroviária, traz para a cidade neste sábado (30) a Locomotiva 58, mais conhecida como Maria Fumaça. A ação faz parte do Projeto Trem Turístico, que tem como objetivo tornar esse passeio histórico acessível para os munícipes.
Construída em 1891, nos Estados Unidos, a locomotiva a vapor EFS nº 58 fará o mesmo percurso de antigamente, pela antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV), entre a Estação Paula Souza, em Sorocaba, até o cruzamento da via férrea com a avenida Luiz do Patrocino Fernandes. A saída do trem está prevista para as 9h30. Além disso, o trajeto contará com um carro de passageiros restaurado da antiga Estrada de Ferro Sorocabana, construído em 1951.
Programação
De acordo com a Secretaria de Cultura de Votorantim, a partida do trem para Votorantim deve acontecer por volta das 9h30, já a chegada está prevista para as 10h40, atrás do posto de gasolina. “O evento ainda terá a apresentação do grupo Naqueles Tempos, bem como da Banda Marcial de Votorantim (Bamavo), do Projeto Guri, da Orquestra de Sorocaba e da Escola de Música de Votorantim”, explicou.
Limpeza e preparativos
Para a realização do evento, a Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) de Votorantim e servidores da Prefeitura de Sorocaba vem promovendo a recuperação da linha férrea para a cidade receber a Locomotiva 58. A manutenção foi feita em mais de 6 km, utilizando terra, pedras e cascalhos para nivelar o trilho do trem, além de troca de dormentes em alguns pontos.