26 MAR 2018
Votorantim comemora os 53 anos de Instalação do Município com lançamento da marca turística

Votorantim celebra, na próxima terça-feira (27), o 53º aniversário de Instalação do Município. De acordo com a programação, nesta data festiva haverá, às 9 horas, a realização do tradicional ato cívico, com hasteamento das bandeiras, na Praça da Emancipação, em frente ao Paço Municipal. Haverá ainda entrega de escola revitalizada e o lançamento da marca turística da cidade, com premiação do concurso cultural de desenho e fotografia.

Em continuidade às festividades, às 16 horas, será realizada a entrega da revitalização da Emeif “Gerson Soares de Arruda”, localizada no Parque São João. De acordo com a Secretaria de Educação, os serviços integram o programa de revitalização e reformas das escolas municipais. No local, foram realizados os trabalhos de pintura geral, troca de pisos e portas, reparos em alambrados, brinquedos do playground, entre outros.

Para a noite do dia 27 de Março, haverá a cerimônia de lançamento da marca turística “Votorantim Terra de Encantos”, a partir das 19 horas, no Auditório Municipal “Francisco Beranger”. A ação da Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer está inserida no Plano de Marketing Turístico do Município de Votorantim, que é o instrumento que estabelece a marca, orienta a formatação de produtos e indica as principais propostas de promoção e informação turística para a cidade.

O lançamento da marca encerra a primeira etapa deste projeto que visa o fortalecimento do turismo local, com a criação de um mapa turístico do município e de cartões postais feitos a partir do concurso de fotografia e de desenho realizado com a participação da população, cujos vencedores serão conhecidos durante o evento.

Com inscrições gratuitas e premiações aos melhores colocados, a realização do concurso teve como principal objetivo estimular os fotógrafos, amadores ou profissionais, a investigarem as paisagens de Votorantim, promovendo, assim, as belezas da cidade, além de descobrir novos talentos na arte da fotografia. A ação também potencializa a proposta, que está em andamento em nível estadual, para que Votorantim seja oficializado como um Município de Interesse Turístico (MIT).

27 de março

Após o plebiscito realizado em 1º de dezembro de 1963, o SIM pela emancipação político-administrativa da cidade prevaleceu. A primeira eleição municipal foi realizada em 07 de março de 1965, quando foi eleito o primeiro prefeito de Votorantim, Pedro Augusto Rangel. No dia 27 de março de 1965 ocorreu a Instalação do Município, marcando assim o início de sua primeira administração autônoma, em uma nova etapa da história da cidade.