Novo espaço está pronto para receber lixo e aguarda licença de operação por parte da Cetesb
A quarta célula do aterro sanitário municipal está pronta para receber o lixo coletado diariamente na cidade. A Prefeitura concluiu as etapas para a implantação e solicitou a licença de operação junto a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Paralelamente a isso foi realizada toda a regularização da célula anterior com cobertura com camada de terra, restando o plantio de gramas nos taludes laterais e drenagem de água pluvial. A ação faz parte da regularização do espaço situado às margens da rodovia Raimundo Antunes Soares (SP-79).
A nova célula está numa área de 11.500 m², com aproximadamente cinco anos de vida útil. Vale lembrar que, quanto menos material reciclável (garrafa pet, vidro, plástico, papelão e outros) for para o aterro, maior será a vida útil.
Depois de concluir escavação da célula e instalação dos drenos de águas limpas, foi realizada grande parte da regularização do solo. Em seguida a instalação da geomembrana, novamente cobertura com terra, implantação de drenagem e a construção de tubos de exaustão de gases. Esses últimos serão levantados conforme o local for recebendo o lixo.