Os médicos e enfermeiros que atuam nas unidades básicas de saúde de Votorantim estão sendo capacitados pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O curso, que visa ensinar a realizar o teste rápido de várias doenças sexualmente transmissíveis, começou na semana passada e termina nesta quinta-feira (5).
O teste rápido será oferecido em toda rede a partir do mês que vem e tem por objetivo identificar a sífilis, HIV e hepatites C e B. Será realizado, principalmente, no período de pré-natal. “Se identificada e tratada logo no início conseguimos impedir que a sífilis chegue à criança”, explica a enfermeira e responsável pelo SAE DST (Serviço de Atendimento Especializado em Doenças Sexualmente Transmissíveis) de Votorantim, Maria Gorete Martins Marques.
Segundo ela, ainda há muita incidência de sífilis em gestantes. Causada pela bactéria Treponema palliduam que, após a infecção inicial, pode permanecer no corpo por décadas até se manifestar novamente, a doença é silenciosa e transmitida pelo contato sexual. A bactéria entra no corpo por pequenos cortes presentes na pele ou por membranas mucosas.
Maria Gorete também revelou que os casos de HIV estão crescendo, sobretudo entre os jovens. “Observamos que nos últimos anos houve uma mudança no perfil dos jovens. Hoje eles estão fazendo uso de álcool e outras drogas muito cedo e isso leva à prática de sexo sem proteção”, conta. “Não falta informação. Falta consciência.”
Com a capacitação dos profissionais da rede municipal de saúde, todas as unidades de Votorantim estarão aptas a realizar os testes, de graça, a partir de novembro, de segunda a sexta-feira.